WEBJORNAL UFPI 2009.2

Blog da monitoria de Web: dicas de sobrevivência na disciplina

Dicas: Hiperlink

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


O hiperlink ou link é um elo entre determidado elemento do texto e outro documento ou página da web. Pode ser uma foto, uma palavra ou um texto inteiro. Ele pode promover, na velocidade de um clique, a ligação entre uma palavra e um texto do seu blog, outro blog, um vídeo etc. As possiblilidades são infinitas dentro do ciberespaço.

"Portanto, é dos links que vem o principal poder do HTML (e da Internet), pois permitem efetuar os saltos, ou seja a navegação. Ou seja, eles criam a possibilidade de acesso real à informação e à pesquisa em um volume de dados enorme, a uma velocidade nunca antes pensada."

O parágrafo anterior é um exemplo da utilização de hiperlink. Ao clicar, você será direcionado à página da qual retirei o trecho. Então, o hiperlink pode ser usado para direcionar a informação à fonte de pesquisa.

O link é o elemento mais vivo e mais característico do hipertexto, que é a intertextualidade na web. Entenda por texto na web qualquer forma de transmissão de uma mensagem com sentido - desconsidere aqui o sentido de mensagem estudado em Teoria I e II, que trata da comunicação entre máquinas. Pode ser um texto escrito, um podcast, um vídeo etc.

Para adicionar um link em seu texto do blogger é bem simples. No meu superior da caixa de texto há um botão verde, com a ilustração de uma corrente. Basta selecionar a palavra ou frase que você quer transformar em link e clicar no botão. Ao clicar em "ok", a palavra selecionada vai ficar sublinhada e de cor diferente do texto. Agora é só publicar e testar o direcionamento do link. Para as pessoas mais práticas e apressadas, aqui vai a ilustração:


Clique na imagem para ampliar.


Deu certo? Espero que sim! Qualquer dúvida, deixem comentários clicando aqui.

0 opiniões:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Mais teorias

Minhas apostilas no ebaH!

Seguidores