WEBJORNAL UFPI 2009.2

Blog da monitoria de Web: dicas de sobrevivência na disciplina

O que é podcast?

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


No post anterior ensinei como publicar  um podcast usando o YouTube. Mas muitos ainda se perguntam: mas o que é esse tal de podcast? Para responder a pergunta de alguns alunos decidi escrever esse post. Até pouco tempo - uns seis meses, mais ou menos - eu também não sabia que bicho era esse.

Então vamos a uma definição sintética:

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.

A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor (ou a autora) de um podcast é chamado(a) podcaster. (Wikipedia)


Atualmente, ao meu ver, o podcast é muitas vezes sinônimo de "áudio de notícia online". O funcionamento é parecido com o de um programa de rádiojornal, só que o material é divulgado online e consumido por internautas.

O podcast é perfeito para os usuários mais relaxados ou menos pacientes, no que se refere à leitura de textos. Também é uma forma de acessibilidade aos deficientes visuais e às pessoas que não tem mais a visão funcionando a 100%.

No caso dos blogs da disciplina de Webjornalismo, seria interessante uma versão "lida" de cada notícia; e ,se possível , essas versões devem ser disponiblizadas num endereço próprio (como um outro blog. Basta indicar o endereço em algum menu do blog principal), para que facilite na hora de "assinar" o feed.

Como nosso dever principal é o jornalismo - e não a informática - acho que essa é a forma mais "fácil "de disponibilizar seus podcasts.

Para gravar seus podcasts você pode fazer gratuitamente o download de um editor de áudio - caso você erre alguma fala, não precisa começar tudo de novo. Foi esse o programa que utilizei no período passado para gravar os podcasts to Teresina Web Press. Clique aqui para fazer o download.

Qualquer dúvida, entrem em contato ou comentem.

0 opiniões:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Mais teorias

Minhas apostilas no ebaH!

Seguidores