WEBJORNAL UFPI 2009.2

Blog da monitoria de Web: dicas de sobrevivência na disciplina

Como programar uma postagem automática

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


Caso você tenha alguma matéria fria que possa esperar mais tempo para ser postada, - geralmente as da manhã, que são preparadas na noite anterior - ou caso você termine mais cedo alguma pauta prevista, é possível programar uma postagem automática.

No canto inferior esquerdo da caixa de postagem do Blogger existe um link chamado "Opções de Postagem". Ao clicar, você verá algumas opções, dentre elas habilitar/desabilitar comentários e "Data e hora da postagem". Neste você pode simplesmente escolher uma nova data e hora pra postagem.

Escreve seu post normalmente e clique em "Visualizar" pra ver se está tudo ok. Feito isso, clique em "PUBLICAR POSTAGEM". Pronto. Se você quiser confirmar, vá no Painel principal e clique em editar postagens. Na parte superior vai aparecer um pequeno menu onde está escrito "Suas postagens: Todos, Rascunhos, Programado, Importado, Publicado". Clique em "Programado" e veja se deu certo.

Nesse mesmo link "Opções de postagem" também é possível alterar a data e a hora de uma matéria que já foi publicada, bastando para isso somente clicar em "Editar Postagem". Mas cuidado: leitores de feed e seguidores saberão qual o horário original da postagem, ou seja, em qual horário ela foi publicada primeiro.

O que é podcast?

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


No post anterior ensinei como publicar  um podcast usando o YouTube. Mas muitos ainda se perguntam: mas o que é esse tal de podcast? Para responder a pergunta de alguns alunos decidi escrever esse post. Até pouco tempo - uns seis meses, mais ou menos - eu também não sabia que bicho era esse.

Então vamos a uma definição sintética:

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.

A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor (ou a autora) de um podcast é chamado(a) podcaster. (Wikipedia)


Atualmente, ao meu ver, o podcast é muitas vezes sinônimo de "áudio de notícia online". O funcionamento é parecido com o de um programa de rádiojornal, só que o material é divulgado online e consumido por internautas.

O podcast é perfeito para os usuários mais relaxados ou menos pacientes, no que se refere à leitura de textos. Também é uma forma de acessibilidade aos deficientes visuais e às pessoas que não tem mais a visão funcionando a 100%.

No caso dos blogs da disciplina de Webjornalismo, seria interessante uma versão "lida" de cada notícia; e ,se possível , essas versões devem ser disponiblizadas num endereço próprio (como um outro blog. Basta indicar o endereço em algum menu do blog principal), para que facilite na hora de "assinar" o feed.

Como nosso dever principal é o jornalismo - e não a informática - acho que essa é a forma mais "fácil "de disponibilizar seus podcasts.

Para gravar seus podcasts você pode fazer gratuitamente o download de um editor de áudio - caso você erre alguma fala, não precisa começar tudo de novo. Foi esse o programa que utilizei no período passado para gravar os podcasts to Teresina Web Press. Clique aqui para fazer o download.

Qualquer dúvida, entrem em contato ou comentem.

Como publicar podcasts usando o You Tube

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


Procurei bastante por players e sites de hospedagem de áudio, mas não encontrei algum que oferecesse algo simplificado. Então vejo o YouTube como alternativa mais viável para a postagem de podcasts. Vou explicar como.

Primeiramente, você deve ter o Windows Movie Maker no seu computador. Se não tiver, clique aqui e baixe o programa ou aqui pra fazer o download um editor de vídeo parecido.



"Segundamente", abra o programa. No menu do lado esquerdo existe uma opção chamada "Importar áudio ou música", clique nela e escolha o arquivo no seu computador. Depois de aberto, clique no ícone e arraste-o até a parte inferior da tela, num campo onde existem uns quadrados (Storyboard) ou três linhas horizontais (Linha do Tempo). Até aqui já basta, mas se você quiser, pode acrescentar imagens ou informações ao vídeo - fica a seu critério. No menu superior, vá em "Arquivo" e clique em "Salvar arquivo de filme" - ou simplesmente aperto Ctrl+P.



Agora faça login na sua conta do YouTube e clique no botão amarelo intitulado "Enviar", no canto superior direito da tela. Você verá um uploader. Escolha o arquivo que você fez no movie maker e envie.


Depois de completo o envio, vá em "Meus Vídeos" e veja se o vídeo já está disponível. Se sim, clique no vídeo e abra-o normalmente, como se fosse vizualizar. Vá em "Incorporar", campo localizado logoabaixo da descrição do vídeo, e copie o código. Este código deve ser parecido com isso:



Clique na imagem para ampliar.


Certifique-se de que o códio está completo - começando com "< object" e terminando com "< / object >".  Cole o código na caixa de postagem do seu blog, entre os parágrafos que você quer que ele fique. Note que dois números aparecem no começo e no final do código: width="425" e height="344". Substitua onde tem height="344" por height="25", nos dois locais em que ele aparece no código. Pode acontecer dos valores serem diferentes; sendo assim, só substitua o menor valor por "25". Clique em "Visualizar" e veja se deu certo. Vai ficar assim:



Se quiser, você também pode alterar as cores do player. É só clicar em "Personalizar", um ícone que parece uma engrenagem azul, logo em frente ao código "Incorporar". Existem nove opções de cores lá, por exemplo:








Lembrem-se de que o YouTube aceita no máximo 10 minutos de vídeo. Espero que tenha resolvido o problema.Lembrem-se que qualquer dúvida podem deixar comentários ou mandar email, estarei sempre disponível pra ajudar!

Related Posts with Thumbnails

Mais teorias

Minhas apostilas no ebaH!

Seguidores