WEBJORNAL UFPI 2009.2

Blog da monitoria de Web: dicas de sobrevivência na disciplina

Dica: formato padrão de postagens

Por Renée Moura
reneemoura@bol.com.br


Um dos principais objetivos da prática em Blogs é simular a rotina produtiva em um veículo de comunicação online. Como toda empresa jornalística, seu blog deve obedecer alguns padrões estéticos e editoriais - se seu grupo se interessar por desenvolver uma linha editorial.

É aconselhável elaborar um padrão de formatação das postagens, para que todos os membros do grupo sigam a mesma estética e não baguncem o layout do blog. Acredito que uma boa organização até pode aumentar um pouco sua nota!


Como assim formatação?

Formatar é, como o próprio nome sugere, dar forma ao seu texto - esqueçam o conceito de formatação aplicado aos artefatos tecnológicos; formatar textos não é apagar/deletar tudo. Essas formatação diz respeito basicamente ao alinhamento do texto (à esquerda, direita, ao centro ou justificado) e aos estilos das palavras (negrito, sublinhado, itálico e tamanhos/tipos de fontes).

A edição do texto no Blogger é bastante similar à edição no Word: selecione os itens a serem alterados e clique no botão correspondente à mudança que você quer fazer.


Padrão de texto

Combine com os membros do seu grupo algumas metas para cada matéria. Estabeleça limites mínimos e máximos de parágrafos, que tipo de item deve sempre ir em negrito ou itálico, quantos vídeos por postagem, quantas fotos, tamanho das fontes das legendas de fotos, linha fina, links com matérias relacionadas etc.

Além disso, é bom escrever no começo de cada matéria o nome e o email da pessoa que a escreveu - já pensou se alguém se interessa pelo seu texto e decide lhe contratar?

Outra dica: não crie parágrafos muito longos pois torna a leitura muito cansativa. Sugiro que dê um enter a cada quatro ou cinco linhas e distribua fotos e vídeos entre eles. Os intertítulos também são altamente recomendados, pois tornam a leitura ainda mais agradável.

Converse com seu grupo e juntos observem por uns tempos como fazem os grandes - ou nem tanto - portais de notícias e tente se inspirar para criar um padrão (eu me inspirei neste site).
Sempre deixe um link no final da matéria dizendo algo do tipo "Comente esta matéria". É mais um convite à troca de opinião entre seu blogs e os usuários.

É importante que toda matéria siga a mesma estética, assim seu blog fica com aquele ar de site jornalístico.


Nunca esquecer

Até agora dei algumas sugestões para melhorar a estética do blog e ter uns décimos a mais na nota. Mas você nunca deve esquecer - não só pela nota, mas pela construção de uma boa prática jornalística - de citar as fontes das informações que você conseguiu.

Se foi você mesmo quem foi a campo e coletou a informação, diga que "a nossa equipe conversou com..." e transforme em link toda palavra que tenha relação direta com o tema (especialmente instituições e pessoas públicas).

Em caso de informações de terceiros, nunca esqueça de citar a fonte e se possível deixe um linkdirecionado.

Também não esqueça das legendas das fotos, bem como do nome do fotógrafo. Em caso de fotos da Internet, certifique-se de que a imagem não é protegida por direitos autorais e peça sempre autorização à pessoa que fez a imagem. Sei que não é algo muito comum na prática de jornalismo em nossa cidade, mas estamos nos instruindo justamente para mudar isso.


Para os mais práticos

Pra quem não quer ler este texto todo, visite este blog ou este outro e observe que as alunas combinaram de postar as matérias com a mesma formatação. Também tem a cartilha que elaborei pro blog do meu grupo no período passado. Quem quiser, clica aqui pra fazer o download (somente 10 downloads disponíveis dentro de 90 dias). Ou então, observe a ilustração abaixo:

Clique na imagem para ampliar.


Você não é obrigado a seguir fielmente este modelo - é bom que altere o número de linhas dos parágrafos e a quantidade de fotos e vídeos - mas combine para o grupo todo postar na mesma padronagem.

E é isso. Lembrando que qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só deixar comentários.

0 opiniões:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Mais teorias

Minhas apostilas no ebaH!

Seguidores